Autoavaliação

MÓDULO 3 – Coach de Carreira

Coach de Carreira

Chegamos ao último módulo deste treinamento, no primeiro você aprendeu como construir o melhor currículo, com o objetivo de ser chamado para uma entrevista, já no segundo módulo falamos sobre o momento da entrevista, você viu dicas e conteúdos que potencializam suas chances de ser a pessoa selecionada para a vaga que você tanto desejava. Agora, nosso objetivo é despertar em você a vontade de crescer profissionalmente, isso tem muito a ver com a seguinte pergunta "ser uma pessoa empregada ou ser uma pessoa empregável?". Existe muita diferença entre elas, por exemplo, até aqui com tudo o que você aprendeu, com certeza você será uma "pessoa empregada", ou seja, você conseguirá um emprego ou aquela vaga de estágio que queria, agora... responda rapidamente a essa pergunta que seu superior fez a você "Por que devo manter você trabalhando nesta empresa?" Pergunta tensa, não? Tente se colocar na seguinte situação, onde a empresa em que você trabalha está cortando custos por conta de uma crise financeira, e para isso ela selecionou alguns colaboradores que deverão ser mandados embora. Pense agora no grau de certeza que você tem de NÃO estar na lista dos que serão cortados!

Sentir-se acomodado no trabalho ou pensar que agora que você conseguiu um emprego tudo se tornou "mil maravilhas" pode levar você a uma frustração logo que a empresa passar por alguma dificuldade. Mas pode ser ainda pior do que isso, você pode ficar na mesma empresa toda a sua vida, sem nunca ter sido promovido ou reconhecido por suas competências e habilidades. Ser uma "pessoa empregável" é estar o mais próximo possível do final da lista de cortes, estar entre as pessoas que são promovidas, que recebem bônus, que são reconhecidas, que recebem propostas de outras empresas para trabalhar, mesmo já estando empregadas, ou seja, que jamais, a menos que queiram, ficarão desempregadas.

Ser uma pessoa empregável exige mais do que um curso de graduação e boas notas na faculdade, exige que você busque melhorar continuamente sua vida pessoal e profissional e não espere que a empresa na qual você trabalha forneça tudo o que você precisa, na grande maioria das vezes isso dependerá única e exclusivamente de você.

Contudo, as vezes não sabemos qual caminho seguir ou até mesmo encontramos algumas dificuldades pelo trajeto, nessa hora, desistir com certeza não é a melhor opção para escolher. Aí é que entra o Coach de Carreira, que auxilia pessoas e profissionais a atingirem resultados através da elevação de sua performance, por meios de metas e ações efetivas.

Na próxima lição você vai ver um pouco mais sobre a metodologia do coaching.

Por favor, efetue login para poder acessar o quiz
Uma verdadeira investigação (Anterior)
(Próxima) Metodologia do coaching
Voltar para Autoavaliação

Sem comentários

Publique um comentário